Inovação Social

A Inovação Social é uma das grandes apostas da Mutualista da Covilhã. A instituição tem inclusivamente um Gabinete de Inovação Social. Ao longo dos anos, a Mutualista da Covilhã tem estabelecido várias parcerias e executado diversos projetos, através de candidaturas a fundos nacionais e comunitários e, também, a prémios de fundações e empresas com políticas de responsabilidade social. Identificar necessidades e planear e executar projetos inovadores que respondam a essas mesmas necessidades constitui o grande desafio diário do nosso Gabinete de Inovação Social.

Principais projetos em curso

desde 2024

Alô!...275 - Combate ao isolamento social e prevenção da saúde mental

O "Alô!... 275" é um projeto na área do combate ao isolamento social e prevenção da saúde mental em idosos, financiado pela Fundação La Caixa e Banco BPI através dos Prémios “La Caixa Seniores” 2024. Destina-se aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da associação, a quem oferece uma linha telefônica para contato regular, consultas de psicologia ao domicílio e uma rede de voluntários para acompanhamento em atividades diárias.

desde 2017

Horizonte das Demências 

Desde 2017 que a Mutualista Covilhanense tem nas suas instalações dois equipamentos de combate às demências, com o apoio do Grupo Fidelidade, através do prémio Fidelidade Comunidade: a sala snoezelen, totalmente equipada, e o GAFPDA – Gabinete de Apoios aos Familiares e Pessoas Doentes de Alzheiner, com uma equipa multidisciplinar.
Os dois equipamentos fazem parte do projeto “No Horizonte das Demências”, que a Mutualista Covilhanense desenvolve desde então. Tanto a Sala Snoezelen como o GAFPDA estão abertos à população em geral, assim como às instituições sociais do concelho da Covilhã. Os serviços são prestados gratuitamente. 

desde 2016

Unidade Móvel de Saúde

Com o apoio do BPI e Fundação La Caixa, através do Prémio BPI Seniores, a Mutualista Covilhanense lançou uma Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico em 2016.
A Unidade Móvel percorre, com regularidade, várias localidades do concelho da Covilhã, levando médico de clínica geral e outros profissionais e serviços de saúde e sociais a populações onde o Serviço Nacional de Saúde não chega ou, se existe, com limitações. O projeto envolve mais de 25 parceiros. 

Prémios

desde 2016

Programa Operacional de Apoio às
Pessoas Mais Carenciadas

Em parceria com mais sete entidades, a Mutualista Covilhanense foi uma das grandes impulsionadoras da implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) nos concelhos da Covilhã e Belmonte, através do qual é possível assegurar ajuda alimentar mesmo depois da decisão do Governo de acabar com as Cantinas Sociais.

Continuar a ler

Principais projetos já executados

de 2023 a 2024

MentALdeias

Ler mais

de 2021 a 2023

Balcão de Apoio ao Migrante

Ler mais

de 2020 a 2021

Cuida com Amor, Protege com Afeto

Ler mais

2021

 Cuidados de Proximidade Saúde +

Ler mais

2020

Mutualista com as Crianças

Ler mais

de 2019 a 2020

 “OuViste? – Ver melhor, Ouvir mais”

Ler mais

2018

Jovens e Idosos num clique

Ler mais

2016

Programa de Emergência Social

Ler mais
Em parceria com mais sete entidades, a Mutualista Covilhanense foi uma das grandes impulsionadoras da implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) nos concelhos da Covilhã e Belmonte, através do qual é possível assegurar ajuda alimentar mesmo depois da decisão do Governo de acabar com as Cantinas Sociais.
A Mutualista Covilhanense é uma das entidades mediadoras, distribuindo mensalmente cabazes alimentares pelos beneficiários do POAPMC. A entidade coordenadora do projeto nos dois concelhos é a Câmara Municipal da Covilhã. São ainda parceiros neste Programa, como entidades mediadoras, a Câmara Municipal de Belmonte, o Centro de Convívio e Apoio à 3.ª Idade do Tortosendo, o Centro Social Nossa Sra. da Conceição (Vila do Carvalho), o Centro Social e Comunitário do Peso, a Fundação Anita Pina Calado e o Centro Social de Verdelhos. O POAPMC permite ajudar atualmente com cabazes alimentares 358 pessoas dos dois concelhos.
Antes do POAPMC, a Mutualista Covilhanense serviu refeições aos mais desfavorecidos, mesmo antes do surgimento das Cantinas Sociais.