Com o intuito de combater a fome, a exclusão social e o isolamento de idosos, a Mutualista Covilhanense executou em 2016, pelo terceiro ano consecutivo, o seu Programa de Emergência Social. No total, a Instituição ajudou diretamente 435 pessoas no concelho da Covilhã, mais 85 do que no ano anterior.
«Notámos um ligeiro agravamento das dificuldades em 2016, sobretudo na camada da população mais idosa», explicou o presidente da Instituição, Nelson Silva, numa conferência de imprensa realizada no passado dia 2 de março. Com uma dotação orçamental de 83 mil euros, este Programa teve uma comparticipação de 50 mil por parte da Câmara Municipal.
Segundo os números revelados aos jornalistas, a Associação serviu mais de 13 mil e 700 refeições sociais, realizou 180 rastreios gratuitos na sua Farmácia, apoiou 20 famílias com medicamentos, auxiliou 50 pessoas no Gabinete de Apoio ao Idosos e ao Associado, em matérias relacionadas com legislação e preenchimento de documentos, e realizou mais de 70 atividades lúdicas e recreativas para seniores.
No campo da Saúde, destaque ainda para as primeiras ações da Unidade Móvel de Saúde, realizadas nos meses de novembro e dezembro, e para o Programa de Saúde Infantil “Mutualista com as Crianças”. Relativamente à Unidade Móvel de Saúde, chegou naqueles dois meses a 265 pessoas, registando oito ações de sensibilização e 205 rastreios cardiovasculares. No que respeita ao Programa de Saúde Infantil, os dados da Associação apontam para 800 participantes, com 600 rastreios visuais, dentários e de obesidade efetuados a crianças de 10 escolas e grupos de ATL do concelho.
«Em 2017 continuaremos a ajudar as famílias mais carenciadas através deste Programa», garantiu Nelson Silva, acrescentando que a Instituição que dirige espera «reunir em breve com os responsáveis autárquicos para se definir o programa» para o corrente ano. Recorde-se que o anúncio de que a autarquia continuará a apoiar o Programa de Emergência Social foi feito pelo no final do ano passado pelo presidente da edilidade, Vítor Pereira, aquando da cerimónia de inauguração e de bênção da Unidade Móvel de Saúde