Foi apresentado oficialmente, no dia 26 de setembro, o projeto “Viv’Aldeia – Saúde, Vida e Comunidade”, promovido pela Mutualista da Covilhã e com financiamento aprovado pelo Portugal 2030, no âmbito das Parcerias para a Inovação Social. O projeto será implementado ao longo dos próximos três anos, em nove aldeias do concelho da Covilhã, com atividades regulares nas áreas da Saúde, Psicologia e Animação Sociocultural.
O “Viv’Aldeia” visa promover o envelhecimento ativo, saudável e integrado, em particular junto da população mais envelhecida e isolada, apostando na prevenção, na proximidade e na valorização do território rural. O Município da Covilhã é investidor social do projeto, ao lado de três empresas privadas. Entre os parceiros contam-se diversas Juntas de Freguesia e instituições sociais locais.
A apresentação pública decorreu durante a cerimónia de abertura do novo Balcão Mutualista da Covilhã, onde Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou que o “Viv’Aldeia” representa “a ampliação do projeto piloto MentALdeias, desenvolvido em 2022 na sequência dos incêndios que afetaram o concelho”, destacando que esta nova etapa traduz “uma resposta consistente, contínua e com maior escala”.
O projeto arrancou na zona sul do concelho, simbolicamente como resposta ao violento incêndio de agosto que a assolou, e onde a Mutualista já opera há vários anos com a sua Unidade Móvel de Saúde. Na manhã do dia 26 de setembro, o projeto foi apresentado à população da Barroca Grande, na freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis, numa ação que contou com a participação da Presidente da Junta, Joana Campos. O projeto também foi apresentado dias antes também em Trigais.
A sessão de apresentação na Barroca Grande, no Largo dos Marteleiros, incluiu atividades dirigidas à comunidade, como rastreios cardiovasculares, avaliações da condição física, dinâmicas de grupo e experiências com realidade virtual. A reportagem foi acompanhada pela RTP, com transmissão no programa Portugal em Direto:
Já a apresentação do projeto em Trigais originou uma grande reportagem da Beira Baixa TV: