A Mutualista da Covilhã inaugurou, a 26 de setembro, o seu novo espaço institucional no centro da cidade, o Balcão Mutualista da Covilhã, localizado na Rua Comendador Campos Melo, n.º 49 (Rua Direita), espaço que acolhe também as novas instalações do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. Trata-se do primeiro balcão mutualista a abrir em Portugal.
“Estamos claramente a apostar numa estratégia de proximidade com as pessoas. Este balcão é um espaço de escuta ativa, um ponto de contacto permanente com os nossos associados e a comunidade”, sublinhou Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração, durante o evento que contou com a presença de Regina Gouveia, Vereadora do Município da Covilhã, e Luís Miranda, representante da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), para além de vários parceiros locais.
“Não há nenhuma associação mutualista do país que tenha um balcão mutualista e nenhuma que se tenha aproximado tanto dos seus associados e das populações que deve servir como a Mutualista da Covilhã”, realçou por sua vez Luís Miranda.
“Conheço associações mutualistas muito grandes, muito poderosas, com um grande impacto financeiro, mas nenhuma cumpre tão bem e de forma tão plena os seus fins estatutários mutualistas e de forma tão completa como a Mutualista da Covilhã, que é o exemplo daquilo que é necessário para o mutualismo no século XXI”, acrescentou o representante da UMP.
Já a Vereadora Regina Gouveia enalteceu o percurso da instituição, os seus “projetos inovadores” e o seu trabalho na área das Migrações:“A Mutualista é uma das entidades que justificaram a criação de dois CLAIM na Covilhã. A sua atuação neste domínio tem sido de excelência e com resultados muito visíveis.”
O evento ficou ainda marcado pela apresentação do “Viv´Aldeia – Saúde, Vida e Comunidade”, um projeto com financiamento do Portugal 2030. Ao longo de três anos, chegará a nove aldeias do concelho da Covilhã, com atividades nas áreas da Saúde, Psicologia e Animação Sociocultural, com especial foco no envelhecimento ativo, na saúde mental e na prevenção.
Com o Município da Covilhã como investidor social e com a colaboração de empresas privadas, Juntas de Freguesia e IPSS locais, o projeto arrancou simbolicamente na zona sul do concelho. Foi apresentado na Barroca Grande no mesmo dia, na parte da manhã, e dias antes também em Trigais.
Saiba mais sobre o projeto “Viv´Aldeia” e a apresentação pública aqui.