Entre 8 e 15 de junho, a Mutualista da Covilhã comemorou o 94º aniversário de fundação e simultaneamente o seu 129º aniversário de história associativa através de várias iniciativas. O ponto alto das celebrações foi a 15 de junho, dia em que decorreu uma cerimónia comemorativa, no auditório da sede, marcada pelas homenagens ao Cónego Fernando Brito e a Luís Garra, que receberam o título de Associado Honorário, e pela formalização de novas parcerias.
Os novos parceiros são o Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira, instituição com a qual a Mutualista da Covilhã passa a cooperar nas áreas social e da saúde, e a Associação Portuguesa de Mutualidades – APM-RedeMut. A instituição aderiu a esta associação de segundo grau e também ao seu “Serviço de Saúde ao Domicílio”, o que permitirá proporcionar médico ao domicílio dos associados, entre outros (ler mais aqui).
“Esta é uma cerimónia que visa, em primeiro lugar, homenagear a própria Associação e todos os que, ao longo da sua história já centenária, contribuíram e têm contribuído para a Instituição que é hoje a Mutualista da Covilhã”, afirmou Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração, no seu discurso. “E homenageá-la é também, por sua vez, homenagear os seus associados mais singulares e dedicados ao bem comum, com conduta alinhada com os valores e princípios mutualistas, reconhecer os que exerceram a favor da Associação serviços ou ações de grande relevo”, destacou o dirigente, numa alusão aos homenageados. Nelson Silva frisou que são “grandes personalidades da Covilhã, com percursos de vida notáveis de dedicação ao outro, ambos associados da Mutualista há muitos anos – o Sr Cónego Fernando Brito há 37, o Sr. Luís Garra há 30 –, dois homens cujas ações impactaram na vida da Associação e dos seus associados, um sobretudo pela via sindical, outro pela ação cívica que realiza há muitos anos através da vida religiosa”. Foi recordado que a Mutualista foi fundada em 1930 por operários têxteis e que Luís Garra esteve ligado a estruturas sindicais durante mais de 40 anos, entre as quais o Sindicato dos Trabalhadores do Setor da Beira Baixa e notado que os dois homenageados acompanharam, cada um à sua maneira, gerações de associados e covilhanenses.
Os homenageados receberam a medalha de Associado Honorário e quadros personalizados em esmirna e ponto cruz, em lã, da autoria da artista covilhanense Ana Paula Almeida, do New Hand Lab. Luís Garra recebeu um quadro intitulado “Ter Garra”, com tonalidades vermelhas. A peça de Fernando Brito foi intitulada de “Deus está nos detalhes”, com predominância da cor amarela.Na cerimónia esteve também presente Hélio Fazendeiro, Chefe de Gabinete do Presidente do Município da Covilhã, em sua representação, que enalteceu os homenageados e destacou que a Mutualista da Covilhã “é uma entidade que está à altura daquilo que tem sido a sua história e a história da Covilhã”.