A Mutualista da Covilhã foi a mutualidade nacional escolhida para representar Portugal num painel sobre Inovação que decorreu em Praga, na República Checa, nos dias 11 e 12 de junho, iniciativa inserida na 47º Assembleia Geral da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), evento de dois dias com várias conferências, reuniões e debates.
A instituição representou Portugal a convite da APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades (APM), filiada da AIM, e apresentou no painel a ISI-Iniciativa Social Integrada (ISI Migrant), projeto na área das Migrações. “Foi para nós uma enorme honra sermos indicados pela APM para apresentarmos em Praga o nosso projeto e uma experiência muito enriquecedora conhecer de perto outros projetos inovadores de mutualidades”, afirma Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração.
No mesmo painel, que decorreu no dia 12, foram apresentados projetos de associações mutualistas do Senegal, Uruguai, Estónia, Alemanha e França. O evento reuniu centenas de participantes numa unidade hoteleira da capital da República Checa, presencialmente e online.
A ISI-Iniciativa Social Integrada funciona na Casa Moura, edifício de três pisos, onde está concentrado um conjunto de respostas e projetos que desenvolve na área das Migrações, entre os quais se conta a Estrutura de Acolhimento Temporário, valência com 30 camas contratualizada com o Instituto de Segurança Social. A instituição gere também, no âmbito da ISI, dois Apartamentos de Autonomização que acolhem Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA) em transição para a idade adulta, igualmente protocolados com o ISS.