Aldeia do Souto, sem médico há três anos, e Vale Formoso, com consultas apenas uma vez por mês, vão passar a beneficiar da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, ao abrigo de um protocolo celebrado entre a associação e a União de Freguesias no passado dia 1 de dezembro.
Através desta parceria, Aldeia do Souto volta a ter serviço médico e Vale Formoso reforça a oferta de consultas, em paralelo às que são prestadas pelo SNS. A primeira deslocação do clínico da Mutualista Covilhanense à freguesia é já no próximo dia 11 de dezembro.
Com 600 moradores, dos quais 150 em Aldeia do Souto, e apenas um dia de consultas por mês na freguesia, “há pessoas que já não vão ao médico há vários anos, pelo que este é um acontecimento muito importante”, afirmou o presidente da União de Freguesias, Daniel Tavares, durante a assinatura do protocolo – que decorreu em Aldeia do Souto, no mesmo dia em que a população das duas aldeias teve oportunidade de realizar já rastreios cardiovasculares na Unidade Móvel de Saúde. Os rastreios foram realizados com a participação de estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior.
“Sensíveis à situação que se vive no país e na região ao nível da saúde, temos chegado progressivamente a cada vez mais pessoas e freguesias com a Unidade Móvel de Saúde”, explicou Nelson Silva, ao precisar que só este ano de 2023 a valência passou a incluir nove novas localidades do concelho da Covilhã. Atualmente, a associação opera já em 20 localidades do concelho.