Depois da Borralheira e do Terlamonte, em maio último, Gibaltar e Atalaia, também anexas do Teixoso (Covilhã), passam a integrar a rota da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, com médico de clínica geral uma vez por mês. O primeiro dia de consultas médicas nas duas localidades é já na próxima quinta-feira (28 de setembro).
A integração de Gibaltar e Atalaia na rota da Unidade Móvel de Saúde surge no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado a 25 de maio entre a instituição e a União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo (UFTS). Na altura, foi anunciado que a Borralheira e o Terlamonte integrariam o serviço de imediato e que Gibaltar e Atalaia o receberiam numa segunda fase, “passando assim as populações de todas as anexas a ter médico à porta de casa”, como destacou o presidente da autarquia, António Carriço. Nunca antes houve serviço médico em nenhuma das quatro localidades. Quanto ao Sarzedo, foi a primeira aldeia da freguesia a ser servida pela Unidade Móvel de Saúde, em finais de 2019, através de uma parceria entre a associação e o Centro de Dia para Idosos do Sarzedo, cerca de dois anos depois do posto de saúde local ter encerrado.
“Neste ano de 2023 já alargámos o serviço da nossa Unidade Móvel de Saúde a sete localidades do concelho”, lembra Nelson Silva, presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense, referindo-se às 4 anexas do Teixoso e também ao Barco, Coutada e Bouça, para depois precisar que atualmente a valência já opera num total de 18. “Estes números dizem muito do quanto o serviço é necessário e importante no concelho da Covilhã, fazendo a diferença na prevenção na saúde e no bem-estar das nossas populações”, diz Nelson Silva.
As 18 localidades servidas são: Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Cambões, Vale de Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Minas da Panasqueira, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos, Barco, Coutada, Bouça, Borralheira, Terlamonte e agora Gibaltar e Atalaia. Implementada em 2016, a Unidade Móvel de Saúde é um serviço que conta com vários parceiros, entre os quais o Município da Covilhã.
Ainda em relação a Gibaltar e Atalaia, o ponto de paragem da Unidade Móvel de Saúde é junto à capela, em ambas as aldeias, e as consultas decorrerão da parte da manhã.