Notícia

Mutualista Covilhanense e Casa do Brasil – Terras de Cabral assinam protocolo de cooperação institucional com a presença do deputado Paulo Porto Fernandes

Maio 13, 2021

As direções da Mutualista Covilhanense e da Casa do Brasil – Terras de Cabral assinaram, no último dia 10 de maio, um protocolo de colaboração institucional, com enfoque no âmbito social e da saúde e também no desenvolvimento de ações e projetos em áreas de interesse comum.

A assinatura decorreu no auditório da Mutualista Covilhanense e, além de Nelson Silva, presidente da direção desta Instituição, e de Tâmela Grafolin, vice-presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral, marcaram presença João Morgado, presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral, e Paulo Porto Fernandes, deputado natural de São Paulo, Brasil, e que foi eleito para a Assembleia da República de Portugal pelo círculo da Emigração – Fora da Europa.

Após a assinatura do protocolo, Nelson Silva saudou a presença de todos os envolvidos e afirmou a importância deste novo passo na aproximação com a comunidade brasileira na Cova da Beira.

“Estamos honrados em poder ajudar uma vez mais a comunidade brasileira na Covilhã, disponibilizando o acesso aos serviços de saúde na nossa Associação. A presença do deputado Paulo Porto Fernandes nesta iniciativa mostra que estamos no caminho certo”, comentou Nelson Silva.

Por sua vez, Paulo Porto Fernandes agradeceu o convite e a receção da Mutualista Covilhanense e aproveitou para dar os parabéns à Associação pelo “maravilhoso trabalho desenvolvido na Casa Moura, com o acompanhamento dos jovens menores”. Para além da Casa de Acolhimento Especializada, o deputado destacou o trabalho da Mutualista Covilhanense junto da comunidade, sublinhando que o “associativismo é fundamental no apoio às pessoas carenciadas”.

O auditório multimédia da Mutualista, que serviu de palco para a assinatura do documento, contou com participação reduzida de convidados em virtude das restrições inerentes à pandemia de Covid-19. O ambiente teve ainda uma componente musical, com a apresentação do grupo musical “Tantos & mais 1”.

Contato com os jovens

Antes da assinatura do referido protocolo, o deputado Paulo Porto Fernandes visitou as instalações da Casa Moura, edifício recentemente requalificado que alberga um projeto liderado pela Mutualista Covilhanense no âmbito da ajuda humanitária, em resposta a um compromisso assumido pelo Estado português junto da União Europeia.

O local destaca-se por ser uma Casa de Acolhimento Especializada, abrigando jovens menores desacompanhados de várias nacionalidades. Durante a visita, os jovens integrados no projeto agradeceram a visita do deputado e presentearam-no com uma lembrança para celebrar o Dia da Europa.

Note-se que Paulo Porto Fernandes integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o Grupo de Trabalho das Forças de Segurança Pública, a Subcomissão de Assuntos Prisionais e Reinserção Social e o Grupo de Trabalho de Prevenção ao Tráfico de Seres humanos do Grupo Parlamentar do PS. Paulo Porto Fernandes mantém grande atividade junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Novidades

Casa Moura: Estrutura de Acolhimento Temporário evolui para Comunidade de Inserção

Janeiro 21, 2025
A Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) da Mutualista da Covilhã, criada em junho de 2023 nas instalações da Casa Moura...
Ler mais

Mais médicos de Medicina Geral e consultas ao sábado

Janeiro 17, 2025
A especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Centro Clínico da Mutualista da Covilhã acaba de ser reforçada com...
Ler mais

Nelson Silva em entrevista ao Jornal do Fundão: “É preciso estar no terreno para definir estratégias”

Janeiro 14, 2025
O balanço de 10 anos à frente da instituição e os projetos futuros foram o mote para uma entrevista concedida...
Ler mais