Notícia

Mutualista premiada pela Fundação Manuel António da Mota

Novembro 15, 2020

A edição de 2020 do Prémio Manuel António da Mota, denominada “Portugal Vence a Covid-19, contemplou a Mutualista Covilhanense, que conquistou o 3º lugar com o seu novo projeto “Vida + em Meio Rural”. Este ano, a iniciativa da Fundação Manuel António da Mota recebeu mais de 220 candidaturas de instituições sociais nacionais. O anúncio foi feito a 15 de novembro através de uma emissão especial da Rádio TSF, face à impossibilidade de realização da cerimónia de entrega de prémios presencialmente, devido à pandemia.

Esta que foi a 11ª edição do Prémio Manuel António da Mota distinguiu projetos de instituições destinados a mitigar a crise epidémica, através do combate à pobreza e à exclusão social e da promoção da saúde, educação, emprego, inovação e empreendedorismo social, inclusão digital e tecnológica e apoio à família. Foram atribuídos prémios aos três primeiros lugares e sete menções honrosas, num total de dez projetos.

O “Vida + em Meio Rural͘” tem como objetivo reforçar a atuação da Associação nas freguesias rurais do concelho da Covilhã, através da prestação de cuidados ao domicílio com enfoque nas áreas da saúde e psicossocial. Cerca de mil cidadãos seniores, isolados, dão forma ao público-alvo desta iniciativa. Está previsto iniciar no próximo mês de dezembro e terá duração de cerca de 12 meses

 “Para a Mutualista Covilhanense, é extremamente importante ser distinguida com iniciativas como esta, que nos permitem realizar novos projetos e, no caso do “Vida + em Meio Rural”, reforçar a nossa intervenção ao nível de serviços domiciliários integrados, de modo a mitigar os efeitos da pandemia e a promover o envelhecer em casa, além de potenciar um envelhecimento mais autónomo e saudável”, afirma Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.

Nelson Silva sublinha ainda que o projeto é “sobretudo um serviço de proximidade, visto que iremos chegar a casa de seniores das freguesias rurais, combatendo o isolamento, e, através de uma equipa multidisciplinar, realizaremos avaliações, de forma a identificar as suas necessidades individuais e estabelecer planos de intervenção”. O projeto da Mutualista Covilhanense prevê ações de promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos.

O Prémio Manuel António da Mota é uma iniciativa da Fundação Manuel António da Mota, em parceria com a TSF. Este é o quinto prémio nacional arrecadado pela Mutualista Covilhanense em 2020. Nos últimos meses, através de vários projetos, a Associação foi premiada pelo Gulbenkian Cuida (da Fundação Calouste Gulbenkian), Caixa Social 2021 (da Caixa Geral de Depósitos), Programa Mais Ajuda (do Lidl Portugal”) e BPI “la Caixa” Seniores (do Banco BPI e Fundação La Caixa).

Novidades

Mutualista da Covilhã recebe selo ligado a boas práticas ESG

Janeiro 7, 2025
A Mutualista da Covilhã acaba de receber um selo de reconhecimento do seu compromisso com as práticas de ESG, sigla...
Ler mais

Mutualista da Covilhã vence BPI La Caixa Seniores com projeto “Alô!…275”

Novembro 19, 2024
“Alô!... 275” é o nome de um novo projeto da Mutualista da Covilhã, na área do combate ao isolamento social...
Ler mais

Pacientes da Unidade de Fibromialgia da Mutualista com acesso gratuito a primeiro curso na área em Portugal

Novembro 6, 2024
Os pacientes da Unidade da Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã podem frequentar gratuitamente...
Ler mais