Notícia

“Gabinete na Estrada” para combater demências

Julho 21, 2017

No âmbito do recém-aberto Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), a Mutualista Covilhanense lançou, a 21 de julho, uma iniciativa denominada “Gabinete na Estrada”, através da qual dinamizará um conjunto de pelo menos 20 sessões/workshops sobre demências em diferentes freguesias do concelho da Covilhã até ao final do ano, em articulação com a Unidade Móvel de Saúde.

As sessões, com forte componente prática, são gratuitas e abertas a todos os interessados. O tema escolhido para as sessões iniciais foi “Gabinete na Estrada – Vamos falar da (s) Memória (s)”. As primeiras localidades escolhidas para acolher a iniciativa, a 21 e 24 de julho, foram a Barroca Grande, Aldeia de São Francisco de Assis, Sobral de São Miguel, Casal de Santa Teresinha, Vale Cerdeira, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira e Cambões.

“O que fazer para manter uma memória ativa?” e “O que fazer em caso de dificuldades de memorização?” são as perguntas que dão o pontapé de saída para estes encontros, com forte componente prática, em que são transmitidas dicas e estratégias de memorização. Outros temas e dinâmicas alusivas à problemática das demências serão abordados nas sessões que se realizarão até final de 2017.

O Presidente da Instituição, Nelson Silva, explica que «estas 20 sessões são realizadas ao abrigo do projeto “No Horizonte das Demências”, apoiado pela Fundação Cepsa, e onde se insere o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer». A iniciativa visa, paralelamente, sensibilizar a comunidade sobre a doença.

«Com o “Gabinete na Estrada” será ainda possível encaminhar todos os interessados para o GAFPDA, desde doentes a familiares, passando pelos próprios cuidadores, para atendimentos gratuitos na Unidade Móvel de Saúde ou na nossa sede social, onde funciona em complementaridade com a sala snoezelen», acrescenta Nelson Silva.

O GAFPDA disponibiliza uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia. Entre os serviços prestados estão encaminhamento para diagnóstico médico e monitorização do efeito das terapêuticas, informações sobre a demência, apoio psicológico e estimulação cognitiva e sensorial.

Novidades

Mutualista da Covilhã recebe selo ligado a boas práticas ESG

Janeiro 7, 2025
A Mutualista da Covilhã acaba de receber um selo de reconhecimento do seu compromisso com as práticas de ESG, sigla...
Ler mais

Mutualista da Covilhã vence BPI La Caixa Seniores com projeto “Alô!…275”

Novembro 19, 2024
“Alô!... 275” é o nome de um novo projeto da Mutualista da Covilhã, na área do combate ao isolamento social...
Ler mais

Pacientes da Unidade de Fibromialgia da Mutualista com acesso gratuito a primeiro curso na área em Portugal

Novembro 6, 2024
Os pacientes da Unidade da Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã podem frequentar gratuitamente...
Ler mais