Notícia

Sala Snoezelen e Gabinete de Alzheimer no combate às demências

Junho 8, 2017

No âmbito do seu novo projeto “No Horizonte das Demências”, recém-galardoado com os Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa, a Mutualista Covilhanense abriu no passado dia 7 de junho, durante a cerimónia comemorativa do 87º aniversário, dois importantes equipamentos: uma Sala Snoezelen e um Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), de abrangência concelhia.

Atualmente, não existe na cidade da Covilhã em funcionamento nenhuma sala snoezelen, espaço equipado com capacidade técnica que associa a estimulação sensorial ao relaxamento, destinado a doentes diagnosticados com demência. A nova área está equipada como uma cama de água, um painel interativo de luz e som, um projetor de céu estrelado e um chuveiro de fibra ótica, entre outros. Quanto ao Gabinete, é pioneiro no concelho e funciona a partir do Centro Clínico, em articulação com a Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social, disponibilizando uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença – com recurso a técnicos da área da Sociologia, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Farmacêutica.

Durante a cerimónia, na qual marcaram presença representantes de várias instituições e parceiros, o Presidente da Direção, Nelson Silva, explicou que o objetivo é «contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer no concelho da Covilhã, desde os doentes aos familiares e cuidadores». Daí que os novos espaços «estejam abertos não só aos associados e utentes da Associação, como a todas as pessoas e instituições que pretendam deles usufruir», referiu Nelson Silva durante a sua intervenção.

Outro dos intervenientes foi o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, Melo Bernardo, que enalteceu a ação da Mutualista, assim como os novos equipamentos. «É reconfortante vir a esta Instituição e ver o trabalho grandioso que é feito e com inovação e, agora, com preocupação especial para com as pessoas que sofrem de demências, entre as quais os utentes [Estrutura Residencial, Centro de Dia, Apoio Domiciliário] ”, afirmou. «Aquilo que hoje pudemos aqui ver é um bom exemplo daquilo que pode ser feito em prol da comunidade», disse ainda.

Por sua vez, o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, considerou que «quem assumiu as rédeas desta grande Instituição do nosso concelho tem tido o engenho e a ousadia de aproveitar bem todas as oportunidades que se apresentam». Para o edil, «a Câmara Municipal tem uma especial obrigação de ajudar quem mais necessita, mais trabalha tem a capacidade de realizar trabalho diferenciador, como é o caso”.

Novidades

Mutualista da Covilhã recebe selo ligado a boas práticas ESG

Janeiro 7, 2025
A Mutualista da Covilhã acaba de receber um selo de reconhecimento do seu compromisso com as práticas de ESG, sigla...
Ler mais

Mutualista da Covilhã vence BPI La Caixa Seniores com projeto “Alô!…275”

Novembro 19, 2024
“Alô!... 275” é o nome de um novo projeto da Mutualista da Covilhã, na área do combate ao isolamento social...
Ler mais

Pacientes da Unidade de Fibromialgia da Mutualista com acesso gratuito a primeiro curso na área em Portugal

Novembro 6, 2024
Os pacientes da Unidade da Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã podem frequentar gratuitamente...
Ler mais