A Farmácia Social da Mutualista Covilhanense registou um aumento nas vendas na ordem dos 38 por cento nos últimos três anos, fechando 2016 com uma faturação acima dos 416 mil euros. A Instituição prevê que o espaço, aberto ao público em geral desde agosto último, altura em que deixou de atender exclusivamente os seus associados e passou a funcionar também como local de venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), alcance mais de meio milhão de euros nos próximos exercícios.
Aberta há quatro anos, desde janeiro de 2013, a Farmácia vendeu nesse primeiro ano de atividade 302 mil euros de medicamentos e produtos aos associados da Mutualista. “Em 2014, ano em que assumi as funções de presidente da Direção, já fechou com mais de 350 mil euros e em 2015 chegou aos 409 mil”, precisa Nelson Silva, sustentando que “a Farmácia é um projeto consolidado e que tem potencial para crescer ainda mais”.
Em relação ao número de atendimentos, este responsável conta que “comparativamente a 2013, foram contabilizados mais 11 mil no ano passado, num crescimento que ascende aos 68 por cento”. “São números muito significativos, até porque a Mutualista só pode vender medicamentos com receita médica aos seus associados, que representam um universo de 3 mil pessoas”, afirma Nelson Silva. “Só há pouco mais de meio ano é que a nossa Farmácia deixou de ser privada, ao obter autorização do Infarmed para vender medicamentos sem receita médica a todos os que nos visitem, sejam associados ou não”, sublinha o presidente da associação.
Esta foi a primeira farmácia social do país, da era moderna, a conseguir aquela autorização por parte do Infarmed. Juntamente com o Centro Clínico e agora com a Unidade Móvel de Saúde, a Farmácia integra a rede de serviços de saúde da instituição. Neste estabelecimento, a oferta ao nível de medicamentos e de produtos é idêntica à de uma farmácia comercial. A grande diferença reside no facto de que nas farmácias sociais a preocupação social sobrepõe-se ao lucro. Todos os associados usufruem de um desconto de até 10 por cento em tudo o que compram na Farmácia da Mutualista Covilhanense. Quem não é associado e se desloca ao espaço, para comprar medicamentos de venda livre, não tem direito a esse desconto. O seu lema é “Uma Farmácia para todos”.