As comemorações do 94º aniversário de fundação da Mutualista da Covilhã e simultaneamente do seu 129º aniversário de história associativa arrancaram a 7 de junho com um almoço convívio no espaço exterior do edifício-sede com utentes das respostas sociais de apoio à 3ª Idade, familiares, trabalhadores, órgãos sociais, colaboradores e voluntários.
Durante o almoço, que decorreu exatamente no aniversário de fundação (7 de junho de 1930), foi homenageada uma trabalhadora, Raquel Ribeiro, Diretora Técnica das respostas sociais de apoio à 3ª Idade, pelos seus mais de 25 anos de serviço na instituição. Desde 2019 que a associação homenageia anualmente, por ocasião do aniversário da instituição, os seus trabalhadores com 25 anos de serviço ou mais.
“É o espelho da competência e do empenho e foi inclusive a grande impulsionadora da certificação de qualidade em Serviço de Apoio Domiciliário, projeto em que se envolveu com o afinco”, destacou Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração, no momento da homenagem. “Foi com esse mesmo empenho e dedicação extrema que se manteve firme durante a pandemia provocada pela Covid-19, ao lado de tantos outros trabalhadores que merecem um reconhecimento especial, sempre em prol da saúde e bem-estar dos nossos seniores”, afirmou também, relembrando que “o resultado desse empenho esteve à vista, uma vez que não houve nenhum caso de Covid-19 na ERPI (lar) durante a pandemia, o que constitui um feito verdadeiramente extraordinário”
A Diretora Técnica das respostas sociais de Apoio à 3ª Idade recebeu, para além de um pin em ouro da instituição, um quadro da autoria da artista Ana Paula Almeia, do New Hand Lab, todo em lã, concebido com as técnicas de ponto cruz e esmirna, intitulado “Laços tecidos”.
O almoço convívio encheu o espaço exterior da sede e foi abrilhantado pela animação musical de Tó Pinto.
A instituição foi fundada a 7 de junho de 1930 por um grupo de operários têxteis e a sua história associativa remonta a 11 de junho de 1895.