Subordinado ao tema “Mutualismo por um futuro mais sustentável, solidário e humanista”, o XIV Congresso Nacional do Mutualismo, organizado pela União das Mutualidades Portuguesas, decorreu em Vila Nova de Gaia, a 24 de maio. Marcaram presença no evento Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã, e os administradores António Rebordão e Filipe Fabião.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, presidiu à abertura do evento e levou na “bagagem”, como nos declarou, o “caderno de encargos” das associações mutualistas que o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, apresentou e apelou à sua concretização. Rosário Palma Ramalho assegurou que está a estudar e a trabalhar nos assuntos apresentados, nomeadamente na alteração do Código das Associações Mutualistas e, em articulação com o Ministério da Saúde, nos dossiês das farmácias sociais, prestação de cuidados de saúde, prescrição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, bem como nas convenções de especialidades.
A governante reconheceu o papel importante do movimento mutualista no reforço da proteção social, tanto que está a ler o livro “Origens do mutualismo em Portugal”, editado pela UMP. Ex-Ministros como António Costa e Silva (Economia) e Brandão Rodrigues (Educação e Juventude), os Ex-Secretários de Estado da Segurança Social Marco António Costa e Agostinho Branquinho, os Presidentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes; da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, e do Conselho Nacional da Juventude, André Cardoso; e a Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino, proporcionaram conferências de alto nível e interessantes debates com os participantes sobre matérias como “Uma agenda para uma sociedade mais Humanista”, “O futuro da geração mais bem preparada de sempre”, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia de Envelhecimento Ativo e Saudável.
O dia ficou marcado ainda pela entrega dos Prémios Mutualistas 2024 à Ex-Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes (Cidadania e Solidariedade), Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Na Rota dos Povos (Mutualismo e Solidariedade Internacional) e ao Presidente d’A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira (Mutualismo e Solidariedade). O júri do Prémio Inovar Para Melhorar decidiu a entrega do respetivo prémio ao projeto Cafetaria Casa da Mutualidade, d’A Previdência Portuguesa, enquanto o Prémio Trabalhador do Ano, em resultado de votação online, foi atribuído a Carla Alves (A Familiar de Espinho). Na área reservada à mostra dos parceiros da UMP, estiveram presentes sete organizações e marcas.