Notícia

Orçamento de 2,7 milhões para 2019

Fevereiro 27, 2019

Os associados da Mutualista Covilhanense aprovaram por unanimidade em assembleia geral ordinária, a 20 de dezembro de 2018, o Plano de Atividades e Orçamento para 2019, no valor de 1,6 milhão de euros, a que se junta mais quase 1,1 milhão de intenções de investimento, entre as quais está o hostel a criar na Avenida de Santarém, na cidade da Covilhã. No total, os documentos previsionais apontam para 2,7 milhões.

Para o hostel social está prevista uma verba de meio milhão de euros através da contratação de financiamento via Fundo Jessica, instrumento financeiro promovido pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), numa operação financeira que também foi aprovada por unanimidade no mesmo dia, numa assembleia geral extraordinária que decorreu imediatamente a seguir à da aprovação do Plano de Atividades e Orçamento. Estão, assim, reunidos todos os requisitos necessários para que a obra seja uma realidade no próximo ano.

Dos 500 mil euros, oitenta por cento corresponde a tranche Jessica – Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas, isto é, uma verba de 400 mil euros, sem taxa de juro, e o restante (vinte por cento) é financiado por uma instituição bancária nacional ligada a esta iniciativa. O Presidente da Direção da Associação, Nelson Silva, sublinha que «é uma operação financeira com condições excecionais, uma oportunidade única para a Mutualista Covilhanense reabilitar um imóvel degradado que está localizado num bairro histórico da cidade, transformando-o num equipamento com fins turísticos sociais, diferenciador em relação ao que existe na região».

Ao precisar que as obras deverão arrancar no primeiro trimestre de 2019, o dirigente acrescenta que, com este investimento, «a Associação passará a contar com mais um equipamento gerador de proveitos, fundamental para o futuro, do ponto de vista da sua sustentabilidade económico-financeira».

O edifício que acolherá o hostel, construído nos anos 30, tem 3 pisos e uma área de implantação de 358 metros quadrados. No total, a nova infraestrutura terá capacidade para 38 camas, distribuídas por 14 quartos: 7 de casal, 2 suites e 5 dormitórios. O projeto, que manterá a traça original do edifício, prevê ainda um elevador panorâmico, uma sala com kitchnet por piso e uma área comum no piso 1 com lareira, copa/bar de apoio e várias zonas de estar. No espaço exterior nascerá uma piscina apoiada por balneários.

Relativamente às outras duas intenções de investimento, dizem respeito a uma remodelação de fundo no edifício-sede da Associação, por via de uma candidatura de 590 mil euros já realizada ao Portugal 2020 – Apoio ao Investimento em Infraestruturas em Equipamentos Sociais, que só avançará se for aprovada, e a uma candidatura de 50 mil euros ao Programa de Capacitação para o Investimento Social – POISE para formação de colaboradores e capacitação, submetida em dezembro.

Ainda em relação ao Plano de Atividades e Orçamento, estão também em destaque nos documentos previsionais o alargamento/expansão do serviço da Unidade Móvel de Saúde, a consolidação da iniciativa “Oficina de Atividades”, a continuidade do crescimento da Farmácia, a criação de uma sala multimédia para os utentes das valências de apoio à 3ª idade e o projeto “Mental Gym em Casa” (estimulação cognitiva ao domicílio, para utentes do Serviço de Apoio Domiciliário), entre outros.

 

 

Novidades

Mutualista da Covilhã vence BPI La Caixa Seniores com projeto “Alô!…275”

Novembro 19, 2024
“Alô!... 275” é o nome de um novo projeto da Mutualista da Covilhã, na área do combate ao isolamento social...
Ler mais

Pacientes da Unidade de Fibromialgia da Mutualista com acesso gratuito a primeiro curso na área em Portugal

Novembro 6, 2024
Os pacientes da Unidade da Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã podem frequentar gratuitamente...
Ler mais

Associação vence prémio nacional na área da sustentabilidade ambiental

Outubro 29, 2024
A Mutualista da Covilhã venceu a primeira edição do prémio nacional “Ideias para a Transformação: Construindo um Futuro +Sustentável e...
Ler mais