A Mutualista Covilhanense foi a mutualidade portuguesa escolhida para ser a anfitriã da edição de 2018 do Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, um dos mais importantes eventos nacionais do mutualismo em Portugal. O anúncio foi feito pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP) no passado dia 27 de janeiro, em Bragança, durante a primeira edição da Reunião Anual de Presidentes Mutualistas.
O Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas decorrerá na Covilhã a 25 de outubro e integrará inclusivamente o programa das comemorações do Dia da Cidade. Trata-se da realização da sétima edição do certame. «É um privilégio para a Mutualista Covilhanense e para a Covilhã acolher este grande evento de cariz nacional, que trará à cidade dirigentes de associações mutualistas dos quatro pontos do país para debater o presente e o futuro do movimento mutualista português, assim como várias personalidades», afirma o Presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.
A União das Mutualidades Portuguesas tem 60 associações mutualistas portuguesas filiadas, que juntas representam um milhão de associados e mais de 2,5 milhões de beneficiários.
Para Nelson Silva, «esta escolha reflete também o reconhecimento de todo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Mutualista Covilhanense ao longo dos últimos anos, numa atividade sempre norteada pelos valores mutualistas».
O presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, explica que esta entidade «tem vindo a apostar numa descentralização dos eventos, levando a cidades que não Lisboa e Porto grandes iniciativas». «O Mutualismo tem uma história de 720 anos em Portugal, mas o futuro exige de nós uma capacidade de nos adaptarmos continuamente a novas realidades e é por isso que os eventos da UMP pretendem trazer uma crescente capacitação, visibilidade, partilha, união e envolvência de todos os mutualistas», acrescenta Luís Alberto Silva.
A última edição do Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas decorreu no passado dia 25 de outubro em Coimbra e levou à Casa da Mutualidade d’A Previdência Portuguesa personalidades como o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que participou no debate sobre o rejuvenescimento do movimento mutualista, ou o presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal, João Costa Pinto, que teve a seu cargo uma intervenção sobre “Instrumentos Financeiros ao Serviço das Mutualidades”.