A Mutualista Covilhanense anunciou no passado dia 9 de novembro, após uma reunião descentralizada do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), ocorrida na Covilhã, que pretende incluir na rede de mutualidades portuguesas a futura unidade turística de alojamento social sénior, a criar a partir da requalificação de um imóvel que possui na Avenida de Santarém.
O projeto mereceu grande recetividade por parte do presidente da UMP, Luís Alberto Silva, que no final do encontro, em conferência de imprensa, apontou a Associação da Covilhã como «uma referência a nível nacional, pela excelência do trabalho que desenvolve».
O Presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, explicou que o projeto está para aprovação na Câmara Municipal da Covilhã, seguindo-se uma candidatura a fundos comunitários. «Depois do projeto ter indicação favorável da autarquia covilhanense, o que esperamos que aconteça em breve, iremos submetê-lo ao Turismo de Portugal», especificou Nelson Silva, para depois ressalvar que o empreendimento «só será uma realidade se tivermos os apoios necessários». Orçado em 600 mil euros, o projeto prevê 14 camas e um conjunto de equipamentos no exterior pensados para criar «um espaço intergeracional que possa acolher seniores e também jovens e crianças», acrescentou.
Nelson Silva anunciou ainda que a Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico da Mutualista Covilhanense alargará os seus serviços em 2018, prevendo passar a levar médico de clínica geral a mais duas localidades do concelho da Covilhã. Atualmente, a viatura serve com regularidade nove aldeias, prestando serviços nas áreas da enfermagem, farmacêutica, social e psicológica e, no caso de Trigais (Erada), também serviço médico uma vez por mês. Passarão, assim, a ser três as aldeias com serviço médico.
Luís Alberto Silva enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Mutualista Covilhanense: «Esta instituição está a realizar um excelente trabalho, um grande exemplo no seio do movimento mutualista que um dia destes não tem espaço para guardar os vários troféus que tem recebido pela excelência do que trabalho que faz. Um exemplo que nos obriga a permanentemente estarmos a trabalhar mais para sermos melhor. A Mutualista Covilhanense é uma referência nacional». Recorde-se que a Associação da Covilhã foi galardoada consecutivamente em 2016 e 2017 com o prémio “Inovar para Melhorar”, atribuído anualmente pela UMP através de um júri independente.
Quanto às linhas estratégicas da UMP abordadas na reunião, Luís Alberto Silva destacou o rejuvenescimento do movimento mutualista, a aposta na comunicação externa, com enfoque nos órgãos de comunicação social, e a internacionalização do movimento mutualista português, assente na implementação do modelo nos países da CPLP.