A Sala Snoezelen da Mutualista Covilhanense, a funcionar desde junho de 2017, é um espaço aberto a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Covilhã que desenvolvem atividade na área do apoio à 3ª Idade.
Um mês após a sua abertura, a Associação convidou todas as instituições sociais para visitarem o novo espaço da Associação e conhecerem as condições de utilização, através do envio de ofícios, com o intuito de disponibilizar o novo espaço a outros utentes institucionalizados que sofrem de demências.
«A sala snoezelen, como espaço inserido no projeto de abrangência concelhia “No Horizonte das Demências”, está aberta a toda a comunidade, sobretudo às instituições, como forma de colmatar a grande escassez deste tipo de equipamentos no concelho», sublinha o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, ao referir que o objetivo é o de «proporcionar a utentes externos a possibilidade de usufruírem do espaço com regularidade».
«Também os nossos técnicos especializados estão disponíveis para realizar o devido acompanhamento desses utentes externos», esclarece Nelson Silva. Nos ofícios, a Mutualista convidou dirigentes e técnicos de instituições congéneres a conhecerem primeiramente o espaço e as condições que oferece. A nova área da Mutualista está equipada como uma cama de água, um painel interativo de luz e som, um projetor de céu estrelado e um chuveiro de fibra ótica, entre outros equipamentos.
Para além da Sala Snoezelen, o projeto “No Horizonte das Demências” contempla o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), pioneiro no concelho, com serviços gratuitos, também localizado na sede e aberto desde junho. O GAFPDA oferece uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia. Funciona em articulação com a Sala Snoezelen, quando necessário, e realiza atendimentos à comunidade em geral duas vezes por mês: na segunda semana (segundas-feiras) e na última semana (quintas-feiras). As marcações podem ser realizadas através do nº 275 310 870.
Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com as demências no concelho da Covilhã, desde aos próprios doentes até aos seus familiares e cuidadores, tendo sido este ano de 2017 galardoado com os Prémios ao Valor Social, da Fundação Cepsa, e com o prémio Inovar para Melhorar, da União das Mutualidades Portuguesas.