Notícia

Contas aprovadas em Assembleia Geral

Março 26, 2017

A Mutualista Covilhanense aprovou por maioria em Assembleia Geral, no passado dia 25 de março, o Relatório e Contas de 2016, documento que «reflete uma forte recuperação financeira face ao ano anterior, resultante de uma gestão de grande rigor», considerou o presidente da Direção, Nelson Silva.

A Instituição fechou o ano com um resultado líquido negativo de perto de cinco mil euros. Contudo, no ano anterior, em dezembro de 2015, este valor estava muito próximo dos 170 mil negativos.

Em destaque na Assembleia esteve esta evolução, bem como o relatório de atividades apresentado, com especial enfoque para a aquisição e implementação da Unidade Móvel de Saúde e ainda para o crescimento das vendas da Farmácia.

Nelson Silva explicou que a recuperação no exercício económico de 2016 face ao ano anterior «deveu-se sobretudo a medidas de contenção de gastos e à procura de novas fontes de rendimentos». De acordo com os números apresentados, os resultados estão essencialmente relacionados com a redução dos custos associados aos serviços externos e fornecimentos, que caíram 22 por cento, e aos juros suportados, que diminuíram 47 por cento, fruto das renegociações da dívida com as entidades financeiras.

Ainda assim, a associação «continuou a realizar um forte investimento em áreas consideradas estruturantes», constatou Nelson Silva, sustentando que «a Mutualista caminha para o equilíbrio financeiro». Para além da aquisição da Unidade Móvel de Saúde, o presidente da Associação falou em várias outras apostas, como o Programa de Saúde Infantil “+Saúde: Mutualista com as Crianças, levado a cabo nos meses de Verão, a introdução de novas especialidades médicas no Centro Clínico (Medicina Dentária e Nutrição), as obras e melhoramentos na sede e ainda a qualificação das respostas sociais (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, o Centro de Dia e o Apoio Domiciliário), entre outros. Os prémios nacionais atribuídos ao projeto da Unidade Móvel de Saúde, o primeiro lugar do BPI Seniores e o galardão Inovar para Melhorar, estiveram também no centro das atenções.

«A Mutualista Covilhanense é hoje uma instituição mais sólida no campo financeiro», afirmou Nelson Silva, concluindo que «foi possível inverter o ciclo de degradação de resultados a que se vinha assistindo». «Apesar de ainda não ser possível apresentar resultados líquidos positivos, existiu uma clara recuperação, sendo de assinalar que os resultados operacionais são já francamente positivos», disse ainda.

Novidades

Casa Moura: Estrutura de Acolhimento Temporário evolui para Comunidade de Inserção

Janeiro 21, 2025
A Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) da Mutualista da Covilhã, criada em junho de 2023 nas instalações da Casa Moura...
Ler mais

Mais médicos de Medicina Geral e consultas ao sábado

Janeiro 17, 2025
A especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Centro Clínico da Mutualista da Covilhã acaba de ser reforçada com...
Ler mais

Nelson Silva em entrevista ao Jornal do Fundão: “É preciso estar no terreno para definir estratégias”

Janeiro 14, 2025
O balanço de 10 anos à frente da instituição e os projetos futuros foram o mote para uma entrevista concedida...
Ler mais