Notícia

Mutualista fechou Contas de 2017 com resultados positivos

Março 23, 2017

Os associados da Mutualista Covilhanense aprovaram por unanimidade, na Assembleia Geral de 22 de março, o Relatório e Contas de 2017 apresentado pela Direção, com um resultado líquido positivo na ordem dos 6.400 euros. O documento reflete uma inversão do ciclo de sucessivos resultados negativos que se vinham registando nos últimos exercícios. Pela primeira vez na sua história, a Associação conseguiu gerar proveitos num montante superior a 1,6 milhões de euros, o mais alto de sempre.

As Contas apontam para uma forte recuperação financeira em comparação com 2016, cujo resultado líquido foi negativo em cerca de 4.900 euros, e sobretudo com 2015, que se cifrou nos 169 mil negativos. Quanto ao EBITDA, mais que duplicou face a 2016, passando de pouco de mais de 53 mil euros para 115 mil em 2017.

O Presidente da Direção, Nelson Silva, explica que os números espelham «uma gestão rigorosa, empenhada e cuidada, em que se deu primazia não só à continuidade de implementação de importantes medidas de contenção financeira ao nível da gestão corrente, com especial enfoque no último semestre, como também à aposta na procura de mais fontes de rendimento». Em 2017, todos os serviços e valências da Instituição registaram mais procura: as valências de apoio à 3ª Idade, em concreto o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, o Centro Clínico, a Unidade Móvel de Saúde e a Farmácia. Em relação á Farmácia, cresceu nas vendas e no número de atendimentos, pelo quarto consecutivo. As vendas aumentaram de perto de 417 mil euros em 2016 para 450 mil e 500 euros em 2017, enquanto os atendimentos passaram de 26.860 para 27.282.

«Paralelemente, a Associação intensificou a sua atividade, criou novas parcerias estratégicas e promoveu um conjunto de investimentos relevantes, numa ótica de melhoria contínua das valências e serviços que presta aos seus associados, familiares e utentes das Respostas Sociais», salienta Nelson Silva. Entre os investimentos contam-se a criação da Sala Snoezelen e do Gabinete de Apoio ao Familiar e à Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), ambos integrados no projeto “No Horizonte das Demências”, ou a requalificação do Jardim D. Bárbara, com a criação de hortas geriátricas e percursos sensoriais.

O projeto “No Horizonte das Demências” valeu inclusive em 2017 dois prémios nacionais à Associação: o 1º lugar dos Prémios ao Valor Social (Fundação Cepsa) e o “Inovar para Melhorar” (União das Mutualidades Portuguesas). Entre junho e dezembro, o GAPFDA realizou 59 atendimentos em gabinete, 55 via telefone, 24 acompanhamentos em sala snoezelen e 11 sessões de esclarecimento sobre a doença nas aldeias e IPSS do concelho, em articulação com o serviço da Unidade Móvel de Saúde. «Só com mais e melhores serviços é possível continuar, como até aqui, a angariar novos associados, mais utentes para as Respostas Sociais e também a aumentar a afluência ao Centro Clínico e à Farmácia», explica Nelson Silva.

O ano de 2017 coincidiu também com a implementação de serviço regular da Unidade Móvel de Saúde em nove localidades do concelho, organizado em itinerários, um projeto que conta com 25 parceiros, entre os quais a Câmara da Covilhã. A Unidade Móvel realizou um total de 2529 rastreios/atos de enfermagem, 42 ações de sensibilização, 89 consultas médicas em Trigais e 13 consultas de psicologia. Foram angariados 255 novos associados. «A Unidade Móvel de Saúde é um projeto estruturante e que continua em expansão», refere o Presidente da Direção.

No campo social, destacaram-se ainda a continuidade do Programa de Emergência Social, o alargamento do projeto de “Teleassistência ao Domicílio” à atuação dos Bombeiros da Covilhã, a introdução do Programa de Saúde e Visual “OuViste? – Ver melhor, Ouvir Mais”, com consultas grátis de Optometria e Audiologia, e o arranque do POAPMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, que veio substituir as Cantinas Sociais e do qual a Associação é parceira como entidade mediadora.

Novidades

Mutualista da Covilhã recebe selo ligado a boas práticas ESG

Janeiro 7, 2025
A Mutualista da Covilhã acaba de receber um selo de reconhecimento do seu compromisso com as práticas de ESG, sigla...
Ler mais

Mutualista da Covilhã vence BPI La Caixa Seniores com projeto “Alô!…275”

Novembro 19, 2024
“Alô!... 275” é o nome de um novo projeto da Mutualista da Covilhã, na área do combate ao isolamento social...
Ler mais

Pacientes da Unidade de Fibromialgia da Mutualista com acesso gratuito a primeiro curso na área em Portugal

Novembro 6, 2024
Os pacientes da Unidade da Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã podem frequentar gratuitamente...
Ler mais