A Mutualista Covilhanense vai acolher dois projetos de investigação tecnológica e informática aplicada à Saúde do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito da telemonitorização e da telessaúde, que serão testados no seu Centro Clínico e na futura Unidade Móvel de Saúde.
A apresentação dos projetos foi realizada no passado dia 29 de julho, numa sessão pública que decorreu no auditório da Associação. Para o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, «estes dois projetos são fundamentais porque têm uma vertente inovadora muito grande e ajudarão a levar os nossos serviços às pessoas, nomeadamente na área da saúde».
Um do chama-se “Domotic Doctor” e tem também como parceiro o Polo de Investigação e Desenvolvimento em Telemonitorização para a Saúde da Covilhã – entidade que agrega a UBI, o Centro Hospitalar Cova da Beira, as Câmaras Municipais da Covilhã, Fundão, Belmonte, Penamacor e o Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira.
Trata-se de um sistema composto por um harware e um software que permite, por um lado, a realização de um conjunto alargado de testes de saúde e, por outro, o armazenamento e análise numa aplicação informática. Será testado a partir de 10 de agosto e durante 6 meses no Centro Clínico da Mutualista, com a colaboração de 40 voluntários ligados à instituição, entre os quais associados, utentes e seus familiares, bem como funcionários.
«A diferença relativamente a outros sistemas prende-se com o elemento facilitador. Queremos que tudo seja o mais automático possível, de modo a reduzir o número de “cliques” e de passos a dar em cada uma das operações», explicou Pedro Araújo, docente da UBI e coordenador do projeto. Na prática, trata-se de um equipamento que permite recolher e tratar dados relativos a parâmetros fisiológicos como pressão arterial, frequência cardíaca, oxímetria do sangue, temperatura, glicémia, IMC e eletrocardiograma (c/ frequência cardíaca).
Esses dados serão depois encaminhados automaticamente para fichas de utentes na PDS – Plataforma de Dados de Saúde da SPMS, podendo ser consultados online por profissionais de Saúde e pelos próprios pacientes. Este projeto visa automatizar todo o processo de recolha e visualização de dados, simplificando-o e evitando erros comuns. Além disso, será capaz de gerar alertas para profissionais de saúde e pacientes via sms.